domingo, 17 de julho de 2011

mecanismos de compensação

Hei-de ser sempre aquela pessoa que quando chega a um sítio vai comentar sobre a nódoa que leva na camisola, ou a bainha mal feita, a franja torta, o cabelo despenteado, o estrabismo, as mãos sapudas, a gordura acumulada, a maquilhagem borrada, no quão os outros me faltam e eu lhes faltei, na minha incapacidade para dar o salto que todos acham que eu já devia ter dado há que tempos. Assim, ao longo do tempo, começou a formar-se em mim um tipo de mulher que eu gostava mesmo de ser. Aquela mulher que chega e é a sala, é as pessoas, que se mexe como se fosse dona do mundo, que quando ri traz alegria a todos os que a vêem, que ilumina uma sala com o olhar e o sorriso, está perfeita mesmo de pijama ao acordar, que é uma princesa quando come no MacDonald's e suja as calças com os molhos, ou quando ri de boca aberta cheia de comida.
O que a vida me tem ensinado é que a mulher que eu gostava de ser, no fim de contas, maquilha-se para esconder o achar-se horrível sempre que olha para o espelho, se sacrifica todos os dias para ficar com a barriga do acordar, se rodeia de pessoas porque não suporta ficar sozinha e a solidão, sempre a solidão e o desespero. Tenho vindo a descobrir que aqueles mulherões que eu admiro quando chego a uma festa, no final também já se sujeitaram a coisas horrendas na esperança de serem amadas, tal como eu. A mulher que eu queria ser sou eu, um degrau acima.
Foi assim que decidi que a minha nova mulher protótipo já não é a princesa dos contos de fadas, sempre impecável no seu vestido e na sua roupa e cabelo. Para mim o mais bonito do mundo é quando uma mulher tem coragem de sair para a rua no seu pior, e mesmo assim não tem problemas porque sabe que pode ser o que quiser e fazer o que quiser. Que está onde quer, uma espécie de dona do seu destino, que conseguiu fugir da prisão do ser mal amada. E isso não é oito nem oitenta, é algures no meio, no equilíbrio da perfeição.

1 comentário:

Elsa disse...

Adoro! Não podia estar mais de acordo, também quero ser a pessoa que sai para a rua no seu pior sem problemas, largar a maquilhagem e as roupas da moda e ser quem sou! Abaixo os contos de fadas :P