quinta-feira, 28 de julho de 2011

da memória

Quem é a senhora para entrar na minha casa sem bater e mexer nas minhas coisas? Eu... Eu tenho uma mãe e uma irmã de 5 anos, vamos brincar mais logo. Sabiam que a minha mãe esteve aqui ainda há pouco? Eu ouço-a chamar-me nas paredes da minha casa, vejo-a a descer por um alçapão, para um sítio limpo e confortável, onde existem flores de todas as cores e muitas amoras, que podemos comer à mão cheia. A senhora faça o favor de sair da minha casa ou vou ter de chamar a guarda! Claro que sei o meu nome, sou a Antonieta, e o meu marido é Rei Sol. Oh minha senhora, acha mesmo que eu estou doida? Faça o favor de sair daqui, você de facto faz-me lembrar uma pessoa, é a cara da minha falecida mãe. O meu pai, esse morreu era eu pequena, dizem que com a minha irmã ao colo - já viu a dor de uma criança ver o próprio pai morrer-lhe nos braços? Eu sempre fui assim, sabe que sempre gostei das coisas boas da vida. Claro que tenho o meu pé de meia, mas agora não tenho meias nos pés porque o sol veio para ficar, iluminar a minha vida. a senhora sabe que a minha vida já devia ter acabado? É que quando eu tinha 15 anos aqueles circenses que vinham actuar no Natal à terra disseram que eu ia morrer por volta dos 50. Cinquenta... Cinquenta e muitos. Mas eu nunca fui de acreditar nessas coisas, é tudo pecado. Eu por acaso sempre tive a impressão de que ia morrer cedo, ou ponha lá a mão no meu coração a ver se não sente a ausência dele, é todos os dias assim, sinto que um dia sou eu a descer, às vezes pergunto-me o que ando cá a fazer, um dia a mais que ontem e um menos que amanhã. Mas deixe lá, eu tive a minha vida, eu vivi o Amor e o Ódio, eu fui a todo o lado e a lugar algum, chorei de desespero e de ódio, de felicidade, acreditei que desta é que era, tive medo de morrer, de perder as pessoas que amo... A senhora não fala muito, pois não? Diga-me lá, não conhece a minha filha? Eu tenho uma filha com quase 18 anos, ela também tem a doença que a senhora disse que tinha, se calhar até a podia ajudar que ela não percebe muito disso.. É uma menina de ouro, apesar de ser de raça ruim. Desde pequena que sempre foi muito ciumenta e má, tinha ódio aos irmãos, mas nós ensinámo-la a amá-los acima de todas as coisas. Sangue que é sangue é assim... Era muito desajeitada, mas depois tinha coisas que compensavam, um coração de ouro, quando queria, claro! E gostava muito de saber, era uma miúda com uma inteligência fora de série, só tenho pena que ela não tenha sido doutora. Ela é assim, uma cabeça no ar. Mas eu gosto muito dela. Não lhe arranja um trabalho a servir noutro senhor? Eu gostava muito, dá-me dó.

Sem comentários: